Serviços

Fertilização in Vitro (FIV)

Fertilização in vitro (FIV) é uma técnica de alta complexidade na qual a fertilização e formação do embrião ocorre no laboratório (in vitro).

O processo de Fertilização in vitro inicia-se o tratamento durante os primeiros dias da menstruação, como nas técnicas citadas anteriormente, mas a diferença é que a dose da medicação é mais alta e o controle sequencial com ultrassonografia deve ser muito mais rigoroso. Quando os folículos (onde estão os óvulos) atingem determinado tamanho é realizado uma punção ovariana (captação), procedimento rápido e simples no qual é feito uma sedação (anestesia) para que a paciente não sinta dor.

Após a formação do embrião é realizado então a transferência (2-5 dias após) para dentro do útero com um cateter delicado, sem que a paciente sinta dor. A chance de sucesso pode variar de 40-50% para mulheres até 35 anos, 30-40% entre 36-40 anos com queda a partir de então podendo chegar a 1% após os 43 anos.

A FIV está indicada para casais com obstrução nas trompas, problemas moderados a graves no espermograma, endometriose, infertilidade sem causa aparente (ISCA). Também em casais com laqueadura ou vasectomia, com fatores imunológicos, infecciosos e genéticos e em falha nas tentativas de coito programado e inseminação intrauterina (baixa complexidade).