Serviços

Coito Programado

O tratamento chamado coito programado é considerado uma técnica de baixa complexidade e está indicado principalmente para casais nos quais a mulher apresente ciclos menstruais irregulares sem outros problemas mais graves. Essas pacientes apresentam ciclos anovulatórios (sem ovulação) e por isso a dificuldade para engravidar.

Durante esse tratamento, prescrevemos às pacientes drogas indutoras da ovulação no primeiro dia do ciclo menstrual (primeiro dia do ciclo é o dia que a paciente menstrua) e realizamos um acompanhamento monitorado por exames seriados de ultrassonografia transvaginal que têm o objetivo de identificar o exato momento da ovulação; quando então o casal é orientado a ter relações sexuais em casa (daí o nome coito programado).

Para que o casal possa fazer essa técnica, é necessário que o Espermograma do homem apresente parâmetros normais, e as trompas uterinas de sua parceira, avaliadas pelo exame da Histerossalpingografia, também estejam normais (ou pérvias). Como nesse tratamento o casal tem relação sexual em casa e todo o processo de fertilização depende das condições naturais intra-útero, as chances de sucesso são de no máximo 15% por tentativa.

A confirmação da gestação ocorre 14 dias após a relação sexual com um exame de sangue.