Sintomas de gravidez: saiba identificar - Art Medicina Reprodutiva
Art Medicina | WhatsApp
Clínica Art Medicina Reprodutiva
Pré-agendar consulta
Sintomas de gravidez: saiba identificar

Sintomas de gravidez: saiba identificar

O início das tentativas para engravidar costuma ser permeado tanto pela espera pelos sintomas de gravidez, como pela ansiedade quando eles demoram a aparecer – e o casal pode ter receio de se tratar de um quadro infertilidade conjugal.

Embora nem todas as mulheres apresentem sintomas de gravidez, é comum que as alterações provocadas pelos acontecimentos iniciais da gestação provoquem mudanças no corpo da mulher, que incluem a suspensão da menstruação, entre outros sintomas de gravidez.

Como a maior parte dos sintomas de gravidez são consequências de alterações que só acontecem quando a mulher realmente engravida, estes sinais podem estar presentes tanto nas gestações naturais quanto nos tratamentos com reprodução assistida, como a FIV (fertilização in vitro).

Se você quer aprender a identificar os sintomas de gravidez, continue conosco na leitura do texto a seguir e saiba tudo sobre o assunto!

A gravidez é um processo complexo

A gravidez compreende todos os processos reprodutivos que ocorrem desde a fertilização (nas tubas uterinas), passando por todo o desenvolvimento embrionário e fetal do futuro bebê (que acontece no útero), até o parto.

Para que a gravidez aconteça, no entanto, é preciso que outros eventos anteriores também aconteçam adequadamente, como a formação e o amadurecimento das células reprodutivas – fundamentais para a fertilização – de homens (espermatozoides), nos testículos, e mulheres (óvulos), nos ovários.

Além disso, é preciso também que o trajeto percorrido naturalmente por essas células tanto no corpo masculino, como no corpo feminino, esteja livre de obstruções, permitindo seu encontro para a fertilização, nas tubas uterinas.

Após a fertilização, os primeiros estágios do desenvolvimento embrionário acontecem ainda nas tubas, enquanto o embrião segue para o interior da cavidade uterina, onde precisa realizar a nidação para fixar-se no útero e dar início à gravidez.

Na gravidez o corpo da mulher passar por grandes transformações

No momento em que o embrião consegue realizar a nidação, a interação entre as células embrionárias e o endométrio – camada de revestimento da cavidade uterina – dispara a produção de hCG (gonadotrofina coriônica humana), para manutenção do corpo lúteo e, consequentemente, da produção de progesterona.

Além de ser fundamental para a manutenção da gestação, por manter o endométrio estável e impedir a ocorrência de novas ovulações, a progesterona também provoca outras alterações no corpo da mulher, frequentemente identificadas como sintomas de gravidez.

Na medida em que a gravidez se desenvolve, a mulher também pode sentir os efeitos das mudanças na produção de outros hormônios, além da progesterona.

O estriol (estrogênio típico do estado gravídico) passa a circular algum tempo após a nidação e, já no final da gravidez, da prolactina e da ocitocina, que aumentam suas concentrações no período que permeia o parto, responsáveis por outros sintomas de gravidez.

Quais são os sintomas da gravidez?

Cada etapa da gestação pode levar à manifestação de sintomas diversos, resultados das mudanças pelas quais o corpo da mulher passa nesse período. No entanto, quando falamos de sintomas de gravidez, normalmente nos referimos às alterações iniciais, que inclusive podem fazer a mulher suspeitar que pode estar grávida.

Esses sintomas de gravidez podem ser sentidos desde pouco tempo após a fixação do embrião no útero e o início da produção de hCG, até aproximadamente o final do primeiro trimestre.

Os principais sintomas de gravidez incluem alterações como:

Todos os sintomas de gravidez podem ser observados no início de cada gestação, mas, na realidade, cada mulher apresenta um conjunto específico de sinais, entre esses sintomas – o que normalmente faz de cada gestação um evento único.

Além disso, algumas mulheres podem passar por todo o primeiro trimestre da gestação sem qualquer sintoma de gravidez – embora isso não seja frequente.

É importante lembrar que a gestação sempre precisa ser confirmada por exames laboratoriais, que normalmente medem a concentração de uma forma específica de hCG circulante na corrente sanguínea e presente na urina – o que popularmente chamamos exame de gravidez.

Algumas doenças e alterações podem impedir ou dificultar a gravidez

Se você está tentando engravidar e esses sintomas não acontecem, pode ser importante buscar atendimento médico, já que a ausência de sintomas de gravidez pode ser sinal de infertilidade.

Algumas doenças podem interferir nos processos reprodutivos em suas diversas etapas, dificultando e até mesmo impedindo que a mulher engravide.

As perdas gestacionais sequenciais – aborto de repetição – também podem ser sintoma de infertilidade. Nestes casos, a mulher até consegue engravidar, mas perde a gestação precocemente – o que também configura um quadro de infertilidade.

Embora a gravidez propriamente dita aconteça no interior do corpo da mulher, a infertilidade é um diagnóstico conjugal e pode ser provocado por diversas doenças adquiridas e alterações genéticas tanto em homens, quanto nas mulheres.

Entre as doenças, condições e situações associadas à infertilidade conjugal, a lista a seguir resume as mais frequentes:

Algumas dessas doenças podem ser abordadas por tratamentos específicos, medicamentosos e cirúrgicos, mas nem sempre é possível restabelecer a fertilidade para buscar uma gravidez por vias naturais.

Nestes casos, o casal pode receber indicação para tratamento com as técnicas de reprodução assistida – indicadas sempre considerando as especificidades de cada caso.

Quer entender melhor o que se sabe sobre infertilidade feminina? Então toque neste link e encontre as respostas que procura!

Agradecemos a sua leitura, aproveite e compartilhe
com seus amigos esse texto:
Ficou com dúvidas ou gostou do conteúdo?
Deixe o seu comentário abaixo:

© 2024 ART MEDICINA S.A CNPJ: 17.109.145/0001-28. Todos os direitos reservados.
O conteúdo deste site foi elaborado pela equipe da Clínica Art Medicina e as informações aqui contidas tem caráter meramente informativo e educacional. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina. Todas imagens contidas no site são meramente ilustrativas e foram compradas em banco de imagens, não envolvendo imagens de pacientes.
Diretor Técnico: Marcelo Giacobbe - CRM 62588