Blog

Qual a taxa de sucesso das gestações quando há congelamento de embriões?

por artmedicinaem Curiosidades em Infertilidade em Novidades em Saúde
Nenhum Comentário

Com a modernização da medicina e o surgimento de uma sociedade mais igualitária, muitas mulheres estão decidindo adiar a maternidade para se dedicar a outros projetos como a realização profissional, ou qualquer outro motivo. Já outras têm que adiar o sonho por razões que vão além do seu querer como, por exemplo, algum tipo de tratamento médico, ou distúrbio genético que irá atrapalhar e causar a infertilidade.

Dentre os cenários que diminuem a fertilidade feminina, podemos citar a quimioterapia, cirurgia de remoção dos ovários, radioterapia e radioterapia pélvica. O uso de medicamentos como a ciclofosfamida, a idade avançada da mulher, o uso contínuo do tabaco e algumas toxinas ambientais também podem danificar os óculos da mulher.

Há também outros fatores que danificam os óvulos e causam infertilidade, como as cirurgias de remoção dos ovários (ooforectomia), quimioterapia, radioterapia pélvica, medicamentos como a ciclofosfamida, avanço da idade, tabagismo e toxinas ambientais.

Com a medicina moderna é possível adiar ou aguardar para que a mulher possa gerar uma gravidez saudável. O ​congelamento de embriões pode ser uma excelente alternativa para a mulher que deseja engravidar com mais idade ou aquela que não poderá engravidar por problemas de saúde e já planeja a gravidez para depois do tratamento. O processo com embriões congelados acontece por meio da fertilização in vitro. 

O procedimento de congelamento consiste na coleta dos óvulos e na fecundação pelos espermatozoides em laboratório. Após o desenvolvimento dos embriões o médico irá selecionar os melhores, que serão congelados em nitrogênio líquido.

Quais as vantagens do congelamento de embriões?

De acordo com uma pesquisa escocesa, o congelamento dos óvulos é uma das melhores alternativas para quem vai realizar a fertilização in vitro. Isso porque o processo que é realizado durante a colheita do material e congelamento pode ser benéfico para a saúde do bebê e da mãe.

Para confirmar a teoria, a Universidade de Aberdeen realizou um estudo com 37 mil gestações de bebês de proveta. O resultado foi extremamente positivo, já que o a realização do procedimento irá oferecer menos riscos de hemorragia, parto do bebê prematuro e risco de morte durante os primeiros dias de vida.

Quais as chances da fertilização in vitro dar certo?

Cientistas da Universidade de Barcelona em parceria com médicos brasileiros de Minas Gerais realizaram um estudo sobre a fertilização in vitro com resultados impressionantes. O grupo de especialistas conseguiu provar que a fertilização in vitro feita com embriões congelados pode chegar a 50% de chances da mulher engravidar. Os outros métodos as taxas acabam sendo menores, podendo chegar a apenas 38%.

Além disso, cerca de 90% a 95% dos embriões sobrevivem após o descongelamento. Portanto a chance de gravidez é extremamente alta, dependendo da idade da mulher e do seu estado de saúde no momento em os óvulos foram congelados.

 Quais as vantagens do ​congelamento de embriões comparado aos embriões frescos?

De acordo com o IPGO (Centro de Reprodução Humana) optar pela fertilização in vitro com os embriões congelados, ao invés do embrião da transferência de embriões frescos, é muito mais vantajoso para a grávida e o bebê. 

As pesquisas já realizadas pelo IPGO, em relação ao congelamento de embriões​, apontam que ao optar por realizar pela fertilização dessa forma os benefícios são inúmeros e devem ser levados em consideração:

  • Aumento das taxas de implantação;
  • Aumento das taxas de gravidez em curso;
  • Diminuição taxas de aborto;
  • Bebês com maior peso ao nascimento;

É importante ressaltar que a escolha do local, profissionais que irão realizar os exames necessários e o tipo de procedimento é fundamental para o sucesso do congelamento e da fertilização. A Art Medicina entende que o sonho de ser mãe deve ser tratado com muita delicadeza e responsabilidade pelos profissionais da medicina.

Na Art Medicina você terá acesso a médicos especialistas e experientes do mercado de fertilização in vitro. A clínica também oferece um ambiente acolhedor, com os equipamentos mais modernos do mercado.

Você tem o sonho de ser mãe? Conheça a estrutura da Art Medicina, os profissionais da clínica e faça uma avaliação!